quarta-feira, 21 de março de 2012

Análise de Franchising: Bemhaja

Conceito que consegue ser simultaneamente inovador e tradicional, o Bemhaja nasceu pela mão de dois irmãos que descobriram uma forma de inovar um negócio de família, ainda que voltando às raízes.

Ao franchisado Bemhaja é atribuída uma região - que pode ser formada por uma ou mais freguesias - na qual irá angariar clientes desejosos de receber um pequeno-almoço recém preparado à porta de casa.

O cliente realiza o pedido através do website Bemhaja, onde há um portfólio de produtos bastante considerável. Uma vez realizado o pedido, cabe ao franchisado da região elaborar um pack com os produtos deste cliente, que então será deixado à porta de casa durante a madrugada.

Os franchisados adquirem os produtos ao franchisador. Diariamente vão às instalações deste recolher os produtos e a seguir separam-nos de acordo com as encomendas de cada cliente. Este trabalho é realizado durante o período noturno, algo que requer bastante força de vontade por parte do franchisado.

Para que o negócio do franchisado seja minimamente viável é preciso haver normalmente mais de uma centena de clientes. A média do valor de cada encomenda também é uma variável importante para este cálculo. Outro ponto importante é que não é possível realizar entregas em vivendas, por questões de segurança. Apenas são deixadas encomendas em edifícios, o que implica a entrega de uma chave da porta de entrada do edifício ao franchisado que irá realizar a entrega.

O franchisador vende ao franchisado produtos de fabrico próprio (de padaria e pastelaria) e industriais, dos quais retira a sua margem.

Ao contrário do que é indicado na ficha de franchising do site bestfranchising, o investimento total será bastante superior a cinco ou dez mil euros, já que implica a compra e adaptação de uma carrinha (a não ser que esta seja comprada em segunda mão).

Igualmente, à diferença do que é indicado na página de franchising do site do franchisador, o negócio não é indiferente à crise. Ter um pequeno-almoço à porta de casa diariamente é um pequeno luxo ao qual cada vez menos pessoas têm capacidade de suportar. Portanto, a região escolhida para desenvolver o negócio é um factor crucial. Grande densidade populacional não é sinónimo de mais clientes. Importa mais o rendimento médio das famílias residentes.

1 comentário:

  1. É pena que um negócio com tanto para andar seja gerido por pessoas tão pouco correctas, que prometem mundos e fundos, e assim que vêm o primeiro dinheiro nas mãos, nunca mais atendem os telefones ou dão o apoio devido, prometido, contratuado e necessário!

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