Conceito
que consegue ser simultaneamente inovador e tradicional, o Bemhaja
nasceu pela mão de dois irmãos que descobriram uma forma de inovar um
negócio de família, ainda que voltando às raízes.
Ao franchisado
Bemhaja é atribuída uma região - que pode ser formada por uma ou mais
freguesias - na qual irá angariar clientes desejosos de receber um
pequeno-almoço recém preparado à porta de casa.
O cliente realiza o pedido através do website Bemhaja,
onde há um portfólio de produtos bastante considerável. Uma vez
realizado o pedido, cabe ao franchisado da região elaborar um pack com
os produtos deste cliente, que então será deixado à porta de casa
durante a madrugada.
Os
franchisados adquirem os produtos ao franchisador. Diariamente vão às
instalações deste recolher os produtos e a seguir separam-nos de acordo
com as encomendas de cada cliente. Este trabalho é realizado durante o
período noturno, algo que requer bastante força de vontade por parte do
franchisado.
Para que o negócio do franchisado seja minimamente
viável é preciso haver normalmente mais de uma centena de clientes. A
média do valor de cada encomenda também é uma variável importante para
este cálculo. Outro ponto importante é que não é possível realizar
entregas em vivendas, por questões de segurança. Apenas são deixadas
encomendas em edifícios, o que implica a entrega de uma chave da porta
de entrada do edifício ao franchisado que irá realizar a entrega.
O
franchisador vende ao franchisado produtos de fabrico próprio (de
padaria e pastelaria) e industriais, dos quais retira a sua margem.
Ao contrário do que é indicado na ficha de franchising
do site bestfranchising, o investimento total será bastante superior a
cinco ou dez mil euros, já que implica a compra e adaptação de uma
carrinha (a não ser que esta seja comprada em segunda mão).
Igualmente, à diferença do que é indicado na página de franchising do site do franchisador, o negócio não é
indiferente à crise. Ter um pequeno-almoço à porta de casa diariamente é
um pequeno luxo ao qual cada vez menos pessoas têm capacidade de
suportar. Portanto, a região escolhida para desenvolver o negócio é um factor crucial. Grande densidade populacional não é sinónimo de mais clientes. Importa mais o rendimento médio das famílias residentes.
É pena que um negócio com tanto para andar seja gerido por pessoas tão pouco correctas, que prometem mundos e fundos, e assim que vêm o primeiro dinheiro nas mãos, nunca mais atendem os telefones ou dão o apoio devido, prometido, contratuado e necessário!
ResponderEliminar