sábado, 17 de março de 2012

Vitaldent e os "Assessores Odontológicos"


Notícia recente publicada no site infofranchising.pt dá conta de uma denúncia da Ordem dos Médicos Dentistas à Vitaldent por publicidade enganosa e de atender os doentes através de profissionais sem formação odontológica, chamados "assessores odontológicos".

A notícia não refere especificamente qual é a denúncia relativa à publicidade enganosa, que parece ser a mais importante. Apenas esclarece qual é o papel do assessores odontológicos, que na realidade cumprem o papel de assistentes administrativos.
É interessante como no mundo do franchising (e não só) são criados títulos pomposos para fazer parecer mais importante uma função que na realidade é bastante básica. Um assistente administrativo não precisa ter necessariamente uma formação técnica específica. Já um "assessor odontológico" é um título que soa a importante e caro.

É preciso estar atento a estas situações para saber separar o joio do trigo e identificar o verdadeiro valor de um serviço prestado por um profissional.

Um exemplo de título pomposo utilizado por redes de franchising  é o consultor imobiliário.

O consultor imobiliário, em muitas redes de franchising do sector - ou talvez mesmo em todas - não passa de um prestador de serviços na mediação imobiliária. Sendo um prestador de serviços nem sequer é um empregado do franchisado. Não é um técnico qualificado com uma formação certificada que assegura o exercício da profissão. Consultor imobiliário é um título pomposo para "Vendedor" na maior parte dos casos.

Talvez pelo facto de a figura do vendedor - também muito conhecido como delegado comercial ou apenas comercial - estar tão mal vista, são às vezes criados novos nomes para velhas funções. Não acrescenta valor, mas parece que acrescenta e pode até induzir em erro, como foi o caso dos "assessores odontológicos" na Vitaldent. É um profissional que, ao que tudo indica, não tem nenhuma formação em odontologia, mas cujo título pode dar a entender que tem.

Outra figura interessante é o consultor financeiro. Qualquer pessoa pode ser consultor financeiro. Não há uma exame de uma ordem, uma certificação ou qualquer tipo de habilitação para ser consultor financeiro. Houve uma rede de franchising que cobrava alguns milhares de euros a qualquer particular para que este passasse a ser consultor financeiro da rede. O candidato a consultor financeiro apenas tinha que desembolsar a quantia, passar por uma pequena formação completamente informal e pronto: já saía da agência com o cartão de consultor financeiro para entregar aos potenciais clientes. E recebia comissões bastante atractivas por cada negócio angariado. Durante muito tempo o negócio valeu a pena. Actualmente, com a retracção do crédito, os consultores financeiros estão a desaparecer. O negócio, pelo menos por enquanto, está esgotado.

Atenção aos títulos. Para além de induzir em erro, também pode servir para encarecer serviços completamente indiferenciados ou mesmo inexistentes. A um potencial franchisado de uma rede imobiliária foi oferecido, logo na primeira entrevista, a possibilidade de ser "Coordenador regional", quando sequer havia sido definido o local onde o estabelecimento iria ser aberto. Ou seja, a possibilidade de ser coordenador regional era apenas uma invenção para tentar convencê-lo que teria vantagens caso abrisse um negócio daquela marca rapidamente. 


Sem comentários:

Enviar um comentário