segunda-feira, 5 de março de 2012

Como Montar o seu Próprio Negócio em Franchising


Excelente formação promovida pelo Instituto de Informação em Franchising na qual tive oportunidade de participar no último sábado.

O formador é Paulo Lopes Porto, co-autor de um dos poucos livros sobre Franchising (Franchising Passo a Passo) publicados em Portugal.

A formação dura o dia inteiro e conta com a participação de um advogado especialista do tema e também com testemunhos de um franchisador e um franchisado.


Best Travel

O franchisador foi o responsável da rede de expansão Best Travel. Pessoa absolutamente transparente em relação ao sistema do qual participa. Para além de responsável de expansão, também é franchisado da marca e possui dois estabelecimentos.

A Best Travel tem neste momento 62 franchisados. Fechou cerca de 30 nos últimos anos e abriu aproximadamente 10. As razões para o encerramento são as mais variadas, desde os divórcios até as falências.

A abertura de uma agência viu-se facilitada no último ano, uma vez que houve alteração na legislação, tornando possível abrir um estabelecimento com cerca de metade do valor que anteriormente era necessário (passou de cem para cinquenta mil o custo de abertura do estabelecimento).

O franchisador dá apoio na escolha do local. Cada loja precisa de pelo menos dois colaboradores, sendo um o franchisado e outro técnico de turismo, já com alguma experiência no sector. O franchisado, portanto, não precisa ter experiência no ramo.

O investimento numa agência ronda os € 50.000,00, divididos da seguinte forma:
  • Direito de Entrada: 16.000,00
  • Obras: 14.000,00
  • Tesouraria: 20.000,00
O valor das obras pode variar, em função do tamanho e estado de conservação do local. As necessidades de tesouraria são fundamentais porque é um negócio com forte sazonalidade, onde a maior parte das vendas ocorre entre Julho e Setembro. Portanto, é preciso ter caixa suficiente para suportar os meses com poucas vendas.

A Best Travel tem uma história interessante porque nasceu de um outro franchising, chamado Golden Travel, que entretanto foi extinto e deixou os franchisados numa situação desfavorável. Estes juntaram-se e continuaram o negócio, mas com outros moldes: o negócio mudou não apenas de nome e de dono, mas também de país de origem, já que a Golden Travel era espanhola e a Best Travel é uma empresa portuguesa. Mais detalhes sobre a história da Best Travel podem ser consultados aqui.

Loja do Condomínio

O franchisado da Loja do Condomínio (LDC) deu um testemunho bastante consistente sobre a credibilidade que tem na marca. Esta credibilidade é demonstrada quando relata que ele possui um estabelecimento e a esposa outro.

"Uma das formas mais eficazes de descobrir se um franchising vale mesmo a pena é verificar se há franchisados com mais de um estabelecimento."


A LDC possui 72 estabelecimentos. Os seus fundadores já possuíam experiência em administração de condomínios quando iniciaram o negócio, que nasceu de raiz como um franchising e não possui lojas próprias.

O território de cada estabelecimento é dado pelo raio de 1 Km ao redor. Ainda que possa parecer pequeno, é uma área bastante considerável se o local tiver bastante densidade demográfica. Portanto, ainda haverá alguns bons locais onde possam ser estabelecidos novas lojas.
A empresa internacionalizou o conceito e está também presente em Espanha e no Brasil.

O investimento para abertura ronda os € 45.000,00 (IVA incluído), sendo € 17.000, 00 pelo direito de entrada.

A Best Travel e a Loja do Condomínio são portanto dois casos de sucesso de empresas portuguesas a actuar em sistema de franchising.

Sem comentários:

Enviar um comentário