sábado, 12 de maio de 2012

Expofranchise 2012

Sinal dos tempos. Em 2011 a Expofranchise ocupava dois pavilhões. Este ano apenas um está ocupado e ainda assim a muito custo.

Poucas marcas, alguns stands mesmo vazios. A maior parte dos expositores são marcas novas. Excepções para a Subway, REMAX e Maxfinance, Vitaldent e, claro, o enorme stand do Grupo Onebiz, com as diversas marcas que possui.

No sábado à tarde, segundo dia do evento, havia muito poucas pessoas. Talvez até menos que expositores. Uma grande diferença em relação ao ano anterior, que pode ser explicada não apenas pelo reduzido número de expositores, como também pela situação económica actual. 


Pontos de destaque

Dois stands que representam centros comerciais à procura de clientes para ocupar lojas desocupadas. Se no passado entrar num centro comercial era um sonho distante para muitos, agora é uma possibilidade cuja concretização nunca foi tão fácil.

Três stands de um mesmo sector, que está em alta: compra e venda de ouro. Todos os três representam novos franchisadores, sendo pelo menos dois com menos de um ano.

Também dois stands da área do iogourte gelado: Llao Llao e Yogurice. O primeiro está presente em Portugal há cerca de um ano. Trata-se de uma marca de origem espanhola que possui dezenas de lojas na Espanha e quatro em Portugal. Já a Yougurice também é uma marca espanhola, mas ainda em fase inicial na expansão internacional para o nosso país.

Para quem já a vistou em outras ocasiões, a Expofranchise deste ano não surpreende. O mais interessante é notar que existem "modas" no mundo do franchising. Neste ano claramente o sector de destaque é o do ouro. Num período bastante curto surgiram muitos franchisadores estilo "low cost" para o negócio da compra de ouro. Será que todos ainda estarão no mercado no próximo ano?

No ano passado um fenómeno bastante parecido havia ocorrido no sector da estética, tendo surgido várias redes a actuar na área de depilação definitiva, sendo a Não + Pêlo claramente a líder de mercado.

Em anos anteriores havia a moda da consultoria financeira e do imobiliário. Ambos sectores estão não apenas estagnados, mas mesmo em recessão, sem boas perspectivas a curto ou mesmo longo prazo.

Sugestões

Mais uma vez, não acrdite em tudo que lhe é dito. Todos os negócios têm, por natureza riscos. Não há nada certo e seguro quando se decide entrar no mundo empresarial. Confirme tudo que os franchisadores informam. Não acredite que irá recuperar o investimento em menos de seis meses. Um franchisador informou-me que conseguiu recuperar o investimento numa loja própria em menos de um mês. É bastante improvável que isto seja verdade.

Não se apresse nas decisões. Fui abordado por um franchisador que me informou estar a fazer um "desconto" no direito de entrada durante a feira. Isso pode parecer um benefício que deve ser aproveitado, mas é melhor abrir mão disso caso não tenha tempo para avaliar a viabilidade do negócio antes de avançar para a assinatura do contrato.

Se não tem experiência empresarial ou de gestão, contrate um especialista do sector que seja imparcial (não seja comissionista de uma marca) para o ajudar a escolher a melhor opção.


Sem comentários:

Enviar um comentário