terça-feira, 19 de março de 2013

Sumos. Uma Boa Aposta?


Já havia visto a Sumo Pontífice no Centro Comercial Alegro. O conceito é bastante interessante e, apesar de muito simples, não deixa de ser inovador, pelo menos em Portugal.

É por ser simples que este negócio, em regime de franchising, torna-se, no mínimo, estranho.



Uma das características fundamentais de um sistema de franchising é que haja um "segredo de negócio" ou modus operandi que o diferencie dos demais. É por isso que se paga o Direito de Entrada. O valor do Direito de Entrada tem como contrapartida o acesso ao um activo intangível (por exemplo uma patente). Talvez por isso este franchisador não cobre Direito de Entrada. Trata-se de um negócio chave-na-mão.

Um dos perigos de sistemas de franchising sem um segredo de negócio é que, caso seja bem-sucedido, em breve será replicado à exaustão, até que o mercado deixe de ser rentável.

Veja-se o caso dos cupcakes. Há cerca de dois anos surgiram nos centros comerciais as primeiras ilhas dedicadas à venda de cupcakes. Talvez os primeiros franchisados, no começo, tenham tido um bom retorno. Provavelmente foi isso que levou a que houvesse muito rapidamente outros franchisings com o mesmo conceito. Mudava-se a marca, as cores, mas os cupcakes não deixavam de ser os mesmos.

Onde estão os estabelecimentos de cupcakes agora?

Outro exemplo, que até agora não teve o mesmo desfecho, são os franchisings de compra de ouro. Como o conceito é muito facilmente replicável, não demorou muito tempo até que houvesse muitos sistemas semelhantes a actuar em Portugal.

Um dos pontos fortes da Sumo Pontífice é que abriu uma loja-piloto que está em operação já há vários meses. E quem a visita ficará com muito boa impressão.

A questão é que nada impede que o franchisado passe a ter rapidamente concorrência mal comece a ver retorno do negócio. Se optar pela abertura de uma loja num Centro Comercial, estará mais protegido, já que estes estabelecimentos normalmente asseguram a não abertura de um negócio semelhante no mesmo local.

Por outro lado, caso franchisings semelhantes surjam, a tendência será para a diminuição do preço de venda do produto final. E a rentabilidade inevitavelmente será afetada.

Conclusão: trata-se de um conceito forte, interessante, em linha com as tendências de alimentação "saudável". Os primeiros franchisados provavelmente serão os mais beneficiados. Mas será preciso desde o primeiro momento estar atento às mudanças que podem ocorrer no mercado.

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