sexta-feira, 15 de março de 2013

Análise de Sector: Imobiliário

Notícia acabada de sair da newsletter do IIF 

http://www.infofranchising.pt/newsdetail.aspx?menuid=19&eid=1272


Remax aumenta transações em saldos em 40%
15 de Março de 2013


Em 2012, a Remax efetuou 32608 transações, mais 11% do que no ano anterior. Das transações efetuadas 60% representam arrendamentos e 40% vendas. 


Nesta campanha de saldos 80% das transações referem-se a vendas, enquanto os arrendamentos representaram 20% das operações. O valor médio dos imóveis é de 100 000 euros. As transações de imóveis de banca são relativas a 8% das comercializações. 

Os apartamentos foram os mais procurados pelos clientes, representando 60% das vendas e 56% dos arrendamentos realizados. O aluguer de moradas refletiu 27% deste tipo de transação. A nível de tipologias, os T2 foram as mais procuradas. Em termos geográficos, a área da Grande Lisboa detém a maior percentagem de transações efetuadas, concentrando 40% das vendas e 36% dos arrendamentos.

Comentários:

Logo no primeiro parágrafo nota-se que o mercado da compra de imóveis caiu bastante. Ou seja, a Remax apenas vendeu cerca de 13.000 imóveis no ano passado.

Ora, dividindo isso pelas 200 agências do sistema, conclui-se que cada agência vendeu 65 imóveis por ano, cerca de 5 por mês. Um pouco mais de um por semana. 

Se considerarmos correcto o anunciado no site da empresa, de que há 3.000 agentes, então cada agente vendeu uma casa ao longo de todo o ano de 2012.

Mais uma vez, números absolutos importam pouco. É sabido que os arrendamentos são processos que dão muito trabalho e pouco dinheiro, mas têm sido uma saída de emergência para as imobiliárias.

Convém saber se este volume de negócios é suficiente para manter uma agência aberta e ainda ter proveitos. Esta é uma informação que poucos franchisadores disponibilizam.

A empresa abriu 20 agências no ano passado. Mas, quantas fechou?

O mundo do franchising pode ser excelente para quem quer abrir um negócio por conta própria e não tem experiência ou know-how. Mas isso não significa que seja menos arriscado ou que não seja necessário o suporte de profissionais que podem dar conselhos valiosos sobre o sector.

Se quer abrir o seu próprio negócio e está a pensar em franchising, não arrisque. Consulte-nos. Iremos apoiá-lo na escolha do melhor sistema para si, sempre analisando se o modelo escolhido é sustentável e duradouro.


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