quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Workizi

Mais uma marca fresquinha e acabada de sair do forno: Workizi Obras.

Impossível não escrever sobre anúncio que vi através da newsletter Bestfranchising.


A publicidade acima não é apenas uma pérola do mau marketing. É enganadora e induz em erro. Vale a pena ser analisada porque faz uso de várias técnicas utilizadas em franchising.



Primeiro,  logo e nome da marca estão juntos, são uma só coisa. É algo muito inteligente desde um ponto de vista de publicidade. São utilizadas cores agradáveis. Azul e branco. Isso não tem nada a ver com preferências desportivas. Quem trabalha em publicidade sabe que o azul é a cor favorita da maior parte das pessoas. Já o branco, para além de ser também uma das cores de favoritismo, combina bem com o azul. Ponto para empresa que criou a identidade visual.

A seguir uma foto, que à primeira vista até parece boa. Um olhar pouco mais atento logo revela que muito provavelmente esta foto foi comprada num banco de imagens bastante barato. Atente-se: a imagem não tem lógica. Ninguém vai para uma obra vestido com um fato. Não é nada habitual ver mulheres numa obra, ainda mais com um penteado perfeito depois de se colocar um capacete. E já agora, para quê o capacete se o fundo da imagem deixa claro que as personagens não estão num local em obras?

A seguir é que vem a melhor parte: o texto. Transcrevo abaixo totalmente e a seguir comento cada frase:


  1. Marca de grande prestígio 100% nacional
  2. Imagem institucional forte e credível
  3. Conceito sem obrigatoriedade de loja
  4. Royalties mais baixos do mercado
  5. 1ª rede nacional de franchising com preços fixos
  6. Reduzido investimento inicial
  7. Formação inicial e contínua
  8. Não necessita de experiência na área.
  9. Serviço premium, investimento low cost
Um exercício simples de análise deixa claro que esta oferta carece de algumas características essenciais. Vejamos:

  1. Marca de prestígio? É nova; ninguém a conhece. Qual é o prestígio? O facto de ser 100% nacional acrescenta algum valor? Não. É certo que também não retira. É completamente indiferente.
  2. Relacionada ainda com o primeiro: se a marca é nova, a imagem institucional não teve tempo de tornar-se forte ou credível.
  3. Não é preciso ser do ramo das obras para saber que neste sector é incomum haver lojas. Não se trata apenas de não ser obrigatório. É que, em muitos casos, é pouco inteligente
  4. Se os royalties são baixos, como é que o negócio se sustenta? Que tipo de apoio terei, ou posso exigir ter do meu franchisador se lhe pago os royalties mais baixos do mercado?
  5. Esta é ininteligível: preços fixos de de quê? Dos materiais, das obras? De quê?
  6. Reduzido investimento inicial. Ok. Parece bom, mas quem já leu outros posts deste site sabe que o que conta não é tanto o investimento, mas aquilo que o investimento inclui.
  7. Formação inicial e contínua em quê? 
  8. Das nove frases, esta é a única que tem sentido. Aliás, por regra um franchising é um negócio formatado, o que torna possível a alguém que não é do sector poder abrir um negócio mesmo sem experiência prévia.
  9. Não há indicação de qual é o serviço premium. Quanto ao investimento low cost, reler o referido em 6.
Uma visita rápida à ficha do franchising no próprio site da Bestfranchising, consegue revelar pouco mais do que já se nota ao ver a publicidade. As características do negócio referidas na ficha são "franchising rentável", "franchising inovadora" e "baixo investimento". Qual é o valor acrescentado trazido por estas palavras?

Ao visitar o site vê-se uma imagem no mínimo insólita. No canto superior direito surge a indicação de "call center", mas abaixo, em lugar de um número encontra-se uma direcção de e-mail. Talvez por isso os royalties e investimento inicial sejam tão baixos. O franchisador nem sequer tem uma linha de suporte a potenciais clientes. Abaixo printscreen do site, realizado no dia 30 de Janeiro de 2013. Interessante ainda haver indicação para "campanha de natal".



Não vale a pena ir mais longe na análise. Vale a pena sim enfatizar que não se pode escolher um negócio com base em frases de efeito. Abrir um franchising não é sinónimo de sucesso. Não há nada que comprove o menor risco ao abrir um negócio em franchising face à opção de um negócio próprio.

Se está a pensar em abrir o seu próprio negócio em franchising, mas não sabe por onde começar, conte com a nossa ajuda. Escreva-nos para geral@portugalfranchising.pt. Ajudamos a fazer a escolha certa.



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