sábado, 20 de outubro de 2012

Ourobiz

Digno de nota: promoção para adesões durante o mês de Outubro. Abra o seu franchising por apenas € 1.250,00.

Para além de aproveitar a moda dos franchisings no sector de ouro, a Ourobiz decidiu realizar esta promoção durante o mês de Outubro e assim também associar-se à moda do low cost.

Convém perguntar-se o que pode estar incluído no direito de entrada. No site da empresa é indicado um direito de entrada de € 4.500,00 para as primeiras seis unidades. Também é assegurado um negócio "simples, seguro e altamente rentável".

Não somos uma cultura de mensuração. Ouvimos uma ideia, soa-nos bem e não nos damos ao trabalho de verificar - com números - se é mesmo verdade.

Isso a respeito da afirmação de negócio "altamente rentável". 

Em tempos de crise e num país onde apenas 29% das empresas chega a pagar IRC, ter um negócio apenas rentável já seria quase um milagre. Já um negócio "altamente rentável" onde apenas é preciso investir € 1.250,00 seria uma miragem.

Para além disso, um direito de entrada de € 1.250,00 ou mesmo de € 4.500,00 não se sustenta como suficiente para assegurar que o franchisador conseguirá ter uma estrutura de apoio ao franchisado minimamente adequada.

A vantagem do franchising de ouro parece ser o facto de que a única complexidade do negócio digna de nota é o franchisador saber definir muito bem a cada dia qual será o preço a que comprará ouro aos franchisados.

Do ponto de vista do franchisado, apenas é preciso abrir uma loja, sem grande investimento em obras ou equipamento. Em termos de know-how apenas precisa aprender a avaliar o ouro e oferecer um valor inferior ao que o franchisador lhe assegura a compra. O estabelecimento não precisa estar num local considerado premium. Talvez até seja melhor que esteja numa área mais discreta, uma vez que é provável que o potencial cliente não queira chamar muito a atenção sobre si.

Com o autêntico "boom" dos franchisings de ouro certamente os primeiros a abrirem estabelecimentos neste sector conseguiram ter boas margens de lucro entre o valor de compra ao consumidor final e de revenda ao franchisador.

À medida que o mercado se desenvolve, a concorrência aumenta e as margens tendencialmente ficam a cada dia mais esmagadas. Se há um ano quem quisesse vender outro consultaria um ou dois estabelecimentos, neste momento, com uma loja de compra de ouro quase a cada esquina, é razoável imaginar que mais locais serão consultados. E isso irá criar uma guerra de preços.

Se está a pensar abrir um franchising no sector do ouro tenha em mente que o melhor momento deste mercado provavelmente já passou. E que as margens entre o valor de compra e revenda já foram bem melhores. Portanto, é muito difícil assegurar que o negócio seja altamente rentável.

Se fosse candidato a franchisado da Ourobiz, pediria ao franchisador que indicasse o que entende, em números, por altamente rentável. Quanto exactamente é isso? O franchisador consegue assegurar que o franchisado obterá esta taxa de rentabilidade? Está disposto a se comprometer com este número no contrato? 

São perguntas que não podem faltar.

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