quarta-feira, 4 de julho de 2012

Nata: Um Novo Franchising

Post ThumbnailRecentemente foi aberta a primeira loja de um novo conceito, denominado Nata. Trata-se de uma loja que tem o pastel de nata como chamariz. 

O conceito pode ser muito apelativo para turistas. Não é a toa que a primeira loja abriu numa área por onde habitualmente passam muitos estrangeiros de visita a Portugal.

O conceito é bastante simples, o negócio parece estar bem formatado e o direito de entrada é de apenas € 37.500,00. O tamanho da loja deve ser a partir de 50 m2.


O franchisador refere que é um negócio chave-na-mão. Contudo, certamente o valor das obras pode variar em função do tamanho e local onde o empreendedor pretenda abrir o estabelecimento. Entenda-se, o conceito de chave-na-mão envolve a entrega do estabelecimento já pronto a funcionar para o franchisado.

A empresa que deu origem ao conceito é a Bebusiness, que também é responsável pelo franchising imobiliário Square.


Dada a natureza do negócio, o factor crítico de sucesso será a localização. Idealmente um ponto turístico de referência. 


Ainda que o franchising esteja muito associado à restauração, principalmente fast-food, não parece haver franchisings com uma proposta de valor semelhante a este em Portugal.

Há poucos meses foi lançado o projecto Grão Torrado, que aposta na renovação dos cafés para aumentar a facturação. Basicamente a ideia consiste em reabilitar cafés ditos "tradicionais", de forma a que passem a ser mais atractivos, com visuais mais "modernos" e que contem com a utilização de técnicas de marketing para incrementar as vendas.

O que há de comum nestes dois conceitos é justamente a ideia de "profissionalização" do negócio, abandonando métodos mais "familiares" de gestão.

Morrerá o café tradicional e seremos consumidos por negócios formatados?

O tempo dirá. Importa antes de mais descobrir se este conceito é rentável. A loja-piloto ainda acaba de abrir e apesar de o franchisador indicar um retorno do investimento no prazo de um ano, tal não pode ser afirmado sem que antes o conceito esteja testado no terreno. A margem bruta nos produtos de restauração é alta, mas rentabilidades altas não significam muito dinheiro.

Um empreendedor não leva para casa taxas de rentabilidade, mas sim o lucro líquido no final do mês, como bem ensina Daniel Plá, no livro "Tudo sobre Franchising".

Mais sobre o conceito Nata aqui e aqui

E caso esteja com água na boca, pode visitar a Nata no Príncipe Real, na Rua Dom Pedro V.

E nunca se esqueça de consultar profissionais do sector antes de abrir o seu negócio no ramo da restauração ou do franchising se não possui experiência profissional prévia.

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