terça-feira, 4 de junho de 2013

Expo Interfranchising 2013

Após ver com cuidado uma a uma as marcas que estarão presentes na Expo Interfranchising, verifica-se que menos das metade das marcas presentes no evento são franchisings.

De acordo com o site do evento, que é actualizado semanalmente, há neste momento, 3 de Junho de 2013, 76 marcas com presença assegurada.

Destas, apenas 31 são franchisings. E muitas são marcas novas que não possuem franchisados.

Nesta análise não foram consideradas as marcas que estão apenas à procura de distribuidores. Por exemplo, a marca MeuSuper.

Mais uma vez, relembra-se: abrir um negócio em sistema de franchising não é, por si só, menos arriscado do que abrir um por conta própria. Pode até ser mais arriscado, principalmente se o franchisador é novo e não possui um histórico que comprove um modelo de negócios bem-sucedido.


Para ver o perfil de todas as marcas presentes no evento, clique aqui.

domingo, 2 de junho de 2013

Expofranchise 2013

Surpreende o número de empresas que não trabalham em regime de franchising e, apesar disso, possuíam stands na Expofranchise. Algumas das empresas presentes trabalham em regime de agência e outras apenas estavam à procura de distribuidores.

Procurar distribuidores é bastante diferente de procurar franchisados. Um franchisador tem interesse no sucesso do franchisado, porque é daí que retira o seu lucro, através de royalties, que normalmente são definidos como uma percentagem das vendas do franchisado.

Um empresa à procura de um distribuidor também tem interesse no sucesso do parceiro, mas não retira o seu lucro através de royalties. Isso faz uma grande diferença.