quarta-feira, 21 de março de 2012

Análise de Franchising: Bemhaja

Conceito que consegue ser simultaneamente inovador e tradicional, o Bemhaja nasceu pela mão de dois irmãos que descobriram uma forma de inovar um negócio de família, ainda que voltando às raízes.

Ao franchisado Bemhaja é atribuída uma região - que pode ser formada por uma ou mais freguesias - na qual irá angariar clientes desejosos de receber um pequeno-almoço recém preparado à porta de casa.

O cliente realiza o pedido através do website Bemhaja, onde há um portfólio de produtos bastante considerável. Uma vez realizado o pedido, cabe ao franchisado da região elaborar um pack com os produtos deste cliente, que então será deixado à porta de casa durante a madrugada.

sábado, 17 de março de 2012

Vitaldent e os "Assessores Odontológicos"


Notícia recente publicada no site infofranchising.pt dá conta de uma denúncia da Ordem dos Médicos Dentistas à Vitaldent por publicidade enganosa e de atender os doentes através de profissionais sem formação odontológica, chamados "assessores odontológicos".

A notícia não refere especificamente qual é a denúncia relativa à publicidade enganosa, que parece ser a mais importante. Apenas esclarece qual é o papel do assessores odontológicos, que na realidade cumprem o papel de assistentes administrativos.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Análise de Franchising: MyCenter

Franchising de origem espanhola a actuar em Portugal, a MyCenter possui um modelo de negócio onde o cliente final recebe um serviço gratuito, sendo os fornecedores responsáveis pela remuneração do negócio.

Como?

A empresa dedica-se a apresentar soluções de poupança em diversos sectores, tais como: energia, internet, telecomunicações, seguros ou viagens. A MyCenter tem parcerias com fornecedores destes serviços, que então pagam uma comissão ao franchisado que efectue a venda.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Montar um Negócio em Franchising é Mais Seguro?

Ao contrário do que pensa a maioria ou o senso comum indica, não existe nenhum estudo que comprove o menor risco de negócios em sistema de franchising em Portugal.

Há muitos estudos sobre franchising e o tema da sobrevivência chamou a atenção de alguns autores. O investigador americano Timothy Bates debruçou-se sobre o tema e fez um estudo comparativo para empresas americanas durante o período 1987 - 1991. As conclusões vão no sentido inverso do esperado: empreendedores que tivessem aberto negócios franchisados durante este período tinham menor probabilidade de sucesso do que aqueles que abrissem seus próprios negócios.

A razões para isso podem ser as mais diversas e não seria fácil explicar a razão de tal fenómeno. Uma hipótese plausível poderia ser que franchisados acabam por ter menos disponibilidade financeira face aos demais empresários, uma vez que precisam despender quantias significativas relativas ao direito de entrada. 

segunda-feira, 5 de março de 2012

Como Montar o seu Próprio Negócio em Franchising


Excelente formação promovida pelo Instituto de Informação em Franchising na qual tive oportunidade de participar no último sábado.

O formador é Paulo Lopes Porto, co-autor de um dos poucos livros sobre Franchising (Franchising Passo a Passo) publicados em Portugal.

A formação dura o dia inteiro e conta com a participação de um advogado especialista do tema e também com testemunhos de um franchisador e um franchisado.

Mais sobre a marca citada no post anterior

Actualizando um pouco a notícia anterior.

Neste momento é razoável afirmar que a marca indicada no post anterior já não ganha nada com a consultoria financeira. Apenas com os demais serviços.

Em entrevista ao Público no dia 29 de Fevereiro podemos ver o fundador da empresa em entrevista, a falar de "soluções 360º", sem contudo explicar realmente o que é isso.

Ao ligar para a empresa fui informado que neste momento possui entre 120 e 140 agências, mas a pessoa que atendeu informou que a informação está disponível no site da empresa. Portanto, a não ser que o site esteja desactualizado, são 106. Não sabia contudo informar quantas agências haviam encerrado no último ano.